Projeto 1 - Pisca LED

Olá pessoal, agora vamos iniciar na prática como montar os componentes e executar os programas para vermos como o placa Arduino funciona realmente.

Projeto 3 - Alarme com sonorizador piezo

Olá pessoal, este projeto será um pouco barulhento pois, vamos fazer um alarme com sonorizador piezo conectado a um pino de saída digital, podendo ser criado um som de sirene. Iremos gerar uma onda senoidal para gerar os pulsos e criando o som

Projeto 10 - Controle de temperatura com LCD e Cooler

Olá pessoal, já vimos basicamente como utilizar um LCD com o Arduino, agora vamos fazer um pequena aplicação utilizando o mesmo esquema do projeto anterior acrescentando um cooler. Este projeto tem pouca complexidade, desde que montado com calma para não se perderem nas inserções dos jumpers.

Projeto 8 - Controle básico com LCD

Olá pessoal, agora vamos deixar nossos projetos visualmente mais interessantes. Iremos aprender como utilizar o LCD (Liquid Crystal Display), não utilizaremos o modelo JHD 162A, deixando nossos projetos mais amigáveis.

Projeto 19 – Arduino como um osciloscópio

Olá pessoal, nós que gostamos de mexer com eletrônica sempre ficamos na curiosidade de sabermos qual é o tipo de onda que está sendo gerada em um circuito qualquer, pois então vamos aprender como fazer um osciloscópio com o Arduino, o programa é muito útil e fácil de utilizar, com ele podemos tirar nossa curiosidade em relação as ondas em circuitos eletrônicos. Vamos saciar nossa curiosidade ?

23 de jul. de 2013

Projeto 11 - Controle de velocidade de um motor CC

Projeto 11 -  Controle de velocidade de um motor CC

Olá pessoal, a partir de agora vamos começar a utilizar motores com Arduino. Iniciaremos com um motor de corrente contínua e posteriormente iremos ver outros  tipos de motores tais como: motores de passo e servo motores. Este código é muito simples de ser entendido, portanto vamos lá.
Os códigos serão todos comentados para melhor entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom trabalho !!!

Componentes necessários

1 Protobord
1 Potenciômetro de 10 K ohms
1 Motor CC de 5 Volts
1 Transistor de potência TIP120
1 Diodo Zener
Fios jumper

Conectando os componentes

Primeiro, certifique-se de que seu Arduino esteja desligado, desconectando-o do cabo USB. Agora, pegue o potenciômetro, o motor, o transistor e os fios e conecte-os como mostra a figura.









Não importa se você utiliza fios de cores diferentes ou furos diferentes na protoboard, desde que os componentes e os fios estejam conectados na mesma ordem da figura. Tenha cuidado ao inserir os componentes na protoboard. Caso sua protoboard seja nova, a superfície dos furos ainda estará rígida. A não inserção cuidadosa dos componentes pode resultar em danos.
Certifique-se de que todos os componentes estejam conectados corretamente. Quando você estiver seguro de que tudo foi conectado corretamente, ligue seu Arduino e conecte o cabo USB.



Agora vamos ao código


// Projeto 11 -  Controle de velocidade de um motor CC

int const potenciometro = 1;  // Pino analógico onde o potenciômetro está conectado
int const transTIP120 = 10;  // Pino digital onde o TIP120 está conectado

int valPotenciometro = 0;  // Armazena o valor lido no potenciômetro

 void setup() {  // Função executada sempre quando o Arduino é ligado
 
  pinMode(transTIP120, OUTPUT);  // Define o pino digital 10 como saída
}

void loop() {  // Esta função é executada repetidamente enquanto o Arduino estiver ligado
    
  /* Lendo o valor do potenciômetro (0 até 1023) e dividindo por 4 para obter um
  valor entre 0 e 255 que são valores adequados para a base do TIP120 */
 
  valPotenciometro = analogRead(potenciometro) / 4;
   
  analogWrite(transTIP120, valPotenciometro);  // Atribui o valor lido no potenciômetro a base do TIP120
 

}


Para certificar se o código está correto pressione o botão Verify/Compile. Se tudo estiver correto pressione o botão Upload para fazer o upload do código para seu Arduino. Pronto, agora para aumentar ou diminuir a velocidade do motor basta girar o potenciômetro.


Vídeo do projeto pronto






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14 de jul. de 2013

Projeto 10 - Controle de temperatura com LCD e Cooler

Projeto 10 -  Controle de temperatura com LCD e Cooler

Olá pessoal, já vimos basicamente como utilizar um LCD com o Arduino, agora vamos fazer um pequena aplicação utilizando o mesmo esquema do projeto anterior acrescentando um cooler. Este projeto tem pouca complexidade, desde que montado com calma para não se perderem nas inserções dos jumpers.
Os códigos serão todos comentados para melhor entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom trabalho !!!

Componentes necessários

1 Protobord
1 LCD (JHD 162A de 16 colunas e 2 linhas) ou outro modelo com back light
2 Potenciômetros de 10 K ohms (Um para o contraste e o outro para a luz de fundo) *
1 Sensor LM35
1 Cooler**
Fios jumpers

*Este modelo que utilizei não possui o back light, porém o projeto foi montado com se tivesse essa função.
**Dependendo do cooler que você utilizar será necessário uma fonte externa para alimentá-lo. Uma vez que a saída do Arduino possui apenas 5V.

Conectando os componentes
Primeiro, certifique-se de que seu Arduino esteja desligado, desconectando-o do cabo USB. Agora, pegue o LCD, os potenciômetros, o sensor LM35, o cooler
e os fios e conecte-os como mostra a figura.








Não importa se você utiliza fios de cores diferentes ou furos diferentes na protoboard, desde que os componentes e os fios estejam conectados na mesma ordem da figura. Tenha cuidado ao inserir os componentes na protoboard. Caso sua protoboard seja nova, a superfície dos furos ainda estará rígida. A não inserção cuidadosa dos componentes pode resultar em danos. Certifique-se de que todos os componentes estejam conectados corretamente. Quando você estiver seguro de que tudo foi conectado corretamente, ligue seu Arduino e conecte o cabo USB.


Para facilitar a montagem segue abaixo como inserir os jumpers no LCD/Arduino.

- Pino 1 do LCD ligado ao GND do Arduino;
- Pino 2 do LCD ligado ao 5V do Arduino;
- Pino 3 do LCD ligado ao pino central do primeiro potenciômetro (controle de contraste);
- Pino 4 do LCD ligado ao pino digital 9 do Arduino;
- Pino 5 do LCD ligado ao GND do Arduino;
- Pino 6 do LCD ligado ao pino digital 8 do Arduino;
- Pino 11 do LCD ligado ao pino digital 5 do Arduino;
- Pino 12 do LCD ligado ao pino digital 4 do Arduino;
- Pino 13 do LCD ligado ao pino digital 3 do Arduino;
- Pino 14 do LCD ligado ao pino digital 2 do Arduino;
- Pino 15 do LCD ligado ao pino central do segundo potenciômetro (controle do brilho);
- Pino 16 do LCD ligado ao GND do Arduino.
Os demais pinos não serão utilizados neste projeto.


Agora vamos ao código

// Projeto 10 -  Controle de temperatura com LCD e Cooler

#include <LiquidCrystal.h>
#include <Limits.h>

const int sensorTemp = 0; // Pino analógico em que o sensor de temperatura está conectado

int fan = 13;  // Declara o pino digital 13 para acionar o cooler
int tempPin = 0;  // Declara o pino analógico 0 para ler o valor do sensor de temperatura
int valorSensorTemp = 0;  // Variável usada para ler o valor de temperatura
int valorTemp = INT_MAX;  // Variável usada para armazenar o menor valor de temperatura

LiquidCrystal lcd(9, 8, 5, 4, 3, 2);  // Cria um objeto LCD e atribui os pinos

void setup() {
 
  pinMode (fan, OUTPUT);   // Define o pino 13 como saída
  lcd.begin(16, 2);   // Define o display com 16 colunas e 2 linhas
}

void loop() {
   
  /*Para evitar as grandes variações de leitura do componente
  LM35 são feitas 6 leitura é o menor valor lido prevalece*/
 
  valorTemp  = INT_MAX; // Inicializando a variável com o maior valor int possível
  for (int i = 1; i <= 6; i++) {  // Lendo o valor do sensor de temperatura
 
    valorSensorTemp = analogRead(sensorTemp);  

    valorSensorTemp *= 0.54 ;  // Transforma o valor lido do sensor de temperatura em graus Celsius aproximados
   
     if (valorSensorTemp < valorTemp) {  // Mantendo sempre a menor temperatura lida
      valorTemp = valorSensorTemp;
    }
  
   delay(100);
  }  
   
    if(valorTemp > 35)  // Indica condição para acionamento do cooler
    {
      lcd.setCursor(0,1);  // Define a coluna 0 e linha 1 do LCD onde será impresso a string
      lcd.write("Fan ligado !");  // Imprime no LCD
      digitalWrite(fan, HIGH);  // Quando condição verdadeira, liga o cooler
    }
    else
    {
      lcd.setCursor(0,1);
      lcd.write("Fan desligado !");
      digitalWrite(fan, LOW);  // Desliga cooler quando este estiver a baixo da valorTemp, indicando no LCD que esta desligado
    }
    delay(1000);
   
  // Exibindo valor da leitura do sensor de temperatura no display LCD
  lcd.clear();  // Limpa o display do LCD    
  lcd.print("Temperatura:");  // Imprime a string no display do LCD                
  lcd.print(valorTemp);
  lcd.write(B11011111); // Símbolo de graus Celsius
  lcd.print("C");
 
  delay(2000); // Aguarda 2 segundos
}


Para certificar se o código está correto pressione o botão Verify/Compile. Se tudo estiver correto pressione o botão Upload para fazer o upload do código para seu Arduino. Pronto, agora você irá visualizar no visor do LCD a temperatura que está no ambiente e se o cooler está desligado ou ligado - dependendo da temperatura que você estipulou para acioná-lo. Caso seja necessário, ajuste o contraste e luz de fundo para melhor visualização.


Vídeo do projeto pronto






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11 de jul. de 2013

Projeto 9 - Sensor de temperatura com LCD

Projeto 9 -  Sensor de temperatura com LCD

Olá pessoal, já vimos basicamente como utilizar um LCD com o Arduino, agora vamos utilizar o mesmo esquema anterior acrescentando um sensor temperatura LM35 - que também já vimos. Este projeto tem pouca complexidade, desde que montado com calma para não se perderem nas conexões dos jumper.
Os códigos serão todos comentados para melhor entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom trabalho !!!

Componentes necessários

1 Protobord
1 LCD (JHD 162A de 16 colunas e 2 linhas) ou outro modelo com back light
2 Potenciômetros de 10 K ohms (Um para o contraste e o outro para a luz de fundo) *
1 Sensor LM35
Fios jumper
*Este modelo que utilizei não possui o back light, porém o projeto foi montado com se tivesse essa função.

Conectando os componentes

Primeiro, certifique-se de que seu Arduino esteja desligado, desconectando-o do cabo USB. Agora, pegue o LCD, os potenciômetros, o sensor LM35 e os fios e conecte-os como mostra a figura.










Não importa se você utiliza fios de cores diferentes ou furos diferentes na protoboard, desde que os componentes e os fios estejam conectados na mesma ordem da figura. Tenha cuidado ao inserir os componentes na protoboard. Caso sua protoboard seja nova, a superfície dos furos ainda estará rígida. A não inserção cuidadosa dos componentes pode resultar em danos.
Certifique-se de que todos os componentes estejam conectados corretamente. Quando você estiver seguro de que tudo foi conectado corretamente, ligue seu Arduino e conecte o cabo USB.


Para facilitar a montagem segue abaixo como inserir os jumpers no LCD/Arduino.

-  Pino 1 do LCD ligado ao GND do Arduino;
- Pino 2 do LCD ligado ao 5V do Arduino;
- Pino 3 do LCD ligado ao pino central do primeiro potenciômetro (controle de contraste);
- Pino 4 do LCD ligado ao pino digital 9 do Arduino;
- Pino 5 do LCD ligado ao GND do Arduino;
- Pino 6 do LCD ligado ao pino digital 8 do Arduino;
- Pino 11 do LCD ligado ao pino digital 5 do Arduino;
- Pino 12 do LCD ligado ao pino digital 4 do Arduino;
- Pino 13 do LCD ligado ao pino digital 3 do Arduino;
- Pino 14 do LCD ligado ao pino digital 2 do Arduino;
- Pino 15 do LCD ligado ao pino central do segundo potenciômetro (controle do brilho);
- Pino 16 do LCD ligado ao GND do Arduino.
Os demais pinos não serão utilizados neste projeto.


Agora vamos ao código


// Projeto 9 -  Sensor de temperatura com LCD

#include <LiquidCrystal.h>
#include <Limits.h>

const int sensorTemp = 0; // Pino analógico em que o sensor de temperatura está conectado
 
int tempPin = 0;  // Declara o pino analógico 0 para ler o valor do sensor de temperatura
int valorSensorTemp = 0;  // Variável usada para ler o valor de temperatura
int valorTemp = INT_MAX;  // Variável usada para armazenar o menor valor de temperatura

LiquidCrystal lcd(9, 8, 5, 4, 3, 2);  // Cria um objeto LCD e atribui os pinos

void setup() {
 
  lcd.begin(16, 2);   // Define o display com 16 colunas e 2 linhas
}

void loop() {
   
  /*Para evitar as grandes variações de leitura do componente
  LM35 são feitas 6 leitura é o menor valor lido prevalece*/
 
  valorTemp  = INT_MAX; // Inicializando a variável com o maior valor int possível
  for (int i = 1; i <= 6; i++) {  // Lendo o valor do sensor de temperatura
 
    valorSensorTemp = analogRead(sensorTemp);  

    valorSensorTemp *= 0.54 ;  // Transforma o valor lido do sensor de temperatura em graus celsius aproximados
   
     if (valorSensorTemp < valorTemp) {  // Mantendo sempre a menor temperatura lida
      valorTemp = valorSensorTemp;
    }
  
   delay(100);
  }  
   
    // Exibindo valor da leitura do sensor de temperatura no display LCD
  lcd.clear();  // Limpa o display do LCD    
  lcd.print("Temperatura:");  // Imprime a string no display do LCD                
  lcd.print(valorTemp);
  lcd.write(B11011111); // Símbolo de graus Celsius
  lcd.print("C");
 
  delay(2000); // Aguarda 2 segundos
}


Para certificar se o código está correto pressione o botão Verify/Compile. Se tudo estiver correto pressione o botão Upload para fazer o upload do código para seu Arduino. Pronto, agora você irá visualizar no visor do LCD a temperatura que está no ambiente em que você se encontra. Caso seja necessário, ajuste o contraste e luz de fundo para melhor visualização.


Vídeo do projeto pronto







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6 de jul. de 2013

Projeto 8 - Controle básico com LCD

Projeto 8 -  Controle básico com LCD

Olá pessoal, agora vamos deixar nossos projetos visualmente mais interessantes. Iremos aprender como utilizar o LCD (Liquid Crystal Display), nós utilizaremos o modelo JHD 162A, deixando nossos projetos mais amigáveis. Para isso teremos que utilizar a biblioteca LiquidCrystal.h, que já inclui todas as funções sem precisarmos declarar linha por linha. Bom trabalho !!!

Os códigos serão todos comentados para melhor entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom trabalho !!!

Componentes necessários

1 Protobord
1 LCD (JHD 162A de 16 colunas e 2 linhas) ou outro modelo com back light
2 Potenciometros de 10 K ohms (Um para o contraste e o outro para a luz de fundo) *
Fios jumper
*Este modelo que utilizei não possui o back light, porém o projeto foi montado com se tivesse essa função.


Conectando os componentes

Primeiro, certifique-se de que seu Arduino esteja desligado, desconectando-o do cabo USB. Agora, pegue o LCD, os potênciometros e os fios e conecte-os como mostra a figura.








Não importa se você utiliza fios de cores diferentes ou furos diferentes na protoboard, desde que os componentes e os fios estejam conectados na mesma ordem da figura. Tenha cuidado ao inserir os componentes na protoboard. Caso sua protoboard seja nova, a superfície dos furos ainda estará rígida. A não inserção cuidadosa dos componentes pode resultar em danos.
Certifique-se de que todos os componentes estejam conectados corretamente. Quando você estiver seguro de que tudo foi conectado corretamente, ligue seu Arduino e conecte o cabo USB.


Para facilitar a montagem segue abaixo como inserir os jumpers no LCD/Arduino.

- Pino 1 do LCD ligado ao GND do Arduino;
- Pino 2 do LCD ligado ao 5V do Arduino;
- Pino 3 do LCD ligado ao pino central do primeiro potênciômetro (controle de contraste);
- Pino 4 do LCD ligado ao pino digital 9 do Arduino;
- Pino 5 do LCD ligado ao GND do Arduino;
- Pino 6 do LCD ligado ao pino digital 8 do Arduino;
- Pino 11 do LCD ligado ao pino digital 5 do Arduino;
- Pino 12 do LCD ligado ao pino digital 4 do Arduino;
- Pino 13 do LCD ligado ao pino digital 3 do Arduino;
- Pino 14 do LCD ligado ao pino digital 2 do Arduino;
- Pino 15 do LCD ligado ao pino central do segundo potênciômetro (controle do brilho);
- Pino 16 do LCD ligado ao GND do Arduino.

Os demais pinos não serão utilizados neste projeto.



Agora vamos ao código


// Projeto 8 -  Controle básico com LCD

 #include <LiquidCrystal.h>  // Define a utilização da biblioteca para controle de telas LCD’s

LiquidCrystal lcd(9, 8, 5, 4, 3, 2);  //  Cria um objeto LCD e atribui os pinos

void setup() {
 
  lcd.begin(16, 2);  // Define o display com 16 colunas e 2 linhas
}

void loop() {
  lcd.clear();                 // Limpa o display do LCD 
  lcd.print("Ola pessoal !!");         // Imprime a string no display do LCD
  delay(2000);      // Espera 2 segundos antes de imprimir a proxima string no LCD 
 
  lcd.clear();
  lcd.print("Este e um");  
  lcd.setCursor(0,1);       // Posiciona o cursor na coluna 0 linha 1 do LCD
  lcd.print("controle basico");
  delay(2000);
 
  lcd.clear();
  lcd.print("de LCD !!");
  delay(2000);
 
  lcd.clear();
  lcd.print("www.facacomarduino.blogspot.com");
  delay(1000);
 
  for (int i = 0; i < 16; i++) {  // Rolando o display para a esquerda 16 vezes
    lcd.scrollDisplayLeft();
    delay(600);
  }
 
     delay(3000);
}


Para certificar se o código está correto pressione o botão Verify/Compile. Se tudo estiver correto pressione o botão Upload para fazer o upload do código para seu Arduino. Pronto, agora você poderá ajustar o contraste e luz de fundo para melhor visualização.


Vídeo do projeto pronto







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5 de jul. de 2013

Projeto 7 - Sensor de temperatura com LM35

Projeto 7 -  Sensor de temperatura com LM35

Olá pessoal, agora iremos ver um sensor muito interessante e útil. O LM35 é um sensor de temperatura de precisão. Este sensor pode ler temperaturas entre -55ºC a 150ºC. Podendo ser utilizador em diversos projetos tais como controle de refrigeração de uma câmara fria, controle de aquecimento de um forno, entre outras. Então vamos ao trabalho.

Para você visualizar o monitor serial selecione a opção Tools, Serial Monitor (ou Ctrl+Shift+M) e pronto.

Os códigos serão todos comentados para melhor entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom trabalho !!!

Componentes necessários

1 Protobord
1 LM35 – Sensor de temperatura
Fios jumper

Conectando os componentes

Primeiro, certifique-se de que seu Arduino esteja desligado, desconectando-o do cabo USB. Agora, pegue o LM35 e os fios e conecte-os como mostra a figura.
Observação importante: Vcc (Pino +), Output (Pino de retorno) e Ground (Pino -), com visão frontal do mesmo da esquerda para direita.








Não importa se você utiliza fios de cores diferentes ou furos diferentes na protoboard, desde que os componentes e os fios estejam conectados na mesma ordem da figura. Tenha cuidado ao inserir os componentes na protoboard. Caso sua protoboard seja nova, a superfície dos furos ainda estará rígida. A não inserção cuidadosa dos componentes pode resultar em danos.
Certifique-se de que todos os componentes estejam conectados corretamente. Quando você estiver seguro de que tudo foi conectado corretamente, ligue seu Arduino e conecte o cabo USB.


Agora vamos ao código


// Projeto 7 – Sensor de temperatura com LM35
                    
float tempC;              // Cria variável para armazenar temperatura
int tempPin = 0;         // Declara o pin analógico 0


void setup()               
{
  Serial.begin(9600);    // Abre porta serial, inicializa dados a 9600 bps
 
}

void loop()               // O código continuará a ficar em loop
{
  tempC = analogRead(tempPin);    // Le o valor analógico do sensor LM35
  tempC = (5.0 * tempC * 100.0)/1024.0; // Converte a entrada de temperatura em graus centigrados
  Serial.println("Lendo temperatura ...  ");   // Imprime no monitor serial - Lendo temperatura ...
  Serial.print((byte)tempC);            // Envia dados para o computador
  Serial.println(" C");                   // Imprime o C de Celsius no monitor serial

  delay(1000);                          // Espera 1 segundos
}


Para certificar se o código está correto pressione o botão Verify/Compile.
Se tudo estiver correto pressione o botão Upload para fazer o upload do código para seu Arduino. Pronto, agora inicialize o monitor serial e visualize o que acontece quando você muda a temperatura do LM35.




Imagem da porta serial do IDE do Arduino








Foto do projeto pronto








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1 de jul. de 2013

Projeto 6 - Barra de LED’s e LDR

Projeto 6 -  Barra de LED’s e LDR

Olá pessoal, neste projeto você aprenderá como fazer uma barra de LED’s e LDR como sensor de luminosidade. Você perceberá que conforme a variação da luminosidade e consequentemente variação de resistência, a sequência de LED’s irão acender ou apagar.
Os códigos serão todos comentados para melhor entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom trabalho !!!

Componentes necessários

1 Protobord
1 LDR (Light Dependent Resistor(Resistor dependente de luz) )
8 LED’s de qualquer cor
8 Resistores de 330 ohms *
1 Resistor de 10 K ohms
Fios jumper
*Esse valor pode ser diferente, dependendo do LED que você utilizar.


Conectando os componentes
Primeiro, certifique-se de que seu Arduino esteja desligado, desconectando-o do cabo USB. Agora, pegue todos os componentes acima e conecte-os  como mostra a figura.
Observação importante: Verificar a polaridade dos LED’s.










Não importa se você utiliza fios de cores diferentes ou furos diferentes na protoboard, desde que os componentes e os fios estejam conectados na mesma ordem da figura. Tenha cuidado ao inserir os componentes na protoboard. Caso sua protoboard seja nova, a superfície dos furos ainda estará rígida. A não inserção cuidadosa dos componentes pode resultar em danos.
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Agora vamos ao código

Abra seu IDE do Arduino e digite o seguinte código:


// Projeto 6 – Barra de LED’s e LDR

/* A função Map do Arduino, mapeia uma faixa de valores em outra.
Segundo o site do Arduino temos o seguinte prototipo:

map(value, fromLow, fromHigh, toLow, toHigh) 

onde,

value: Informa o valor lido da porta analógica.
fromLow: Início da escala de origem.
fromHigh: Fim da escala de origem.
toLow: Início da escala de destino.
toHigh: Fim da escala de destino.

Esta função converte os parâmetros PWM de 0, 1023 para a escala de 0, 255

*/


int ldrMap = 0;  // Variável iniciando com valor igual a 0.
int analogPin = 1; // Variável utilizando o pino analógico A1.

void setup()
{
  for(int a = 0; a<=10; a++) // Iniciando os pino digitais do Arduino...
  pinMode(a, OUTPUT);  // como saída
}

void loop()
{
  ldrMap = map(analogRead(analogPin), 0, 1023, 22, 0); // Verifica a função Map, o 22 pode ser mudado
  for(int a = ldrMap; a>=0; a--) // Quando a resistência do LDR diminui...
  digitalWrite(a, HIGH); // acende todos os LED's
 
  for(int a = ldrMap; a<=10; a++) // Quando a resistência do LDR aumenta...
  digitalWrite(a, LOW);  // apaga todos os LED's
}



Para certificar se o código está correto pressione o botão Verify/Compile. Se tudo estiver correto pressione o botão Upload para fazer o upload do código para seu Arduino. Pronto, agora verifique o que acontece quando você muda a luminosidade(resistência) no LDR.



Vídeo do projeto pronto








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