6 de jul. de 2013

Projeto 8 - Controle básico com LCD

Projeto 8 -  Controle básico com LCD

Olá pessoal, agora vamos deixar nossos projetos visualmente mais interessantes. Iremos aprender como utilizar o LCD (Liquid Crystal Display), nós utilizaremos o modelo JHD 162A, deixando nossos projetos mais amigáveis. Para isso teremos que utilizar a biblioteca LiquidCrystal.h, que já inclui todas as funções sem precisarmos declarar linha por linha. Bom trabalho !!!

Os códigos serão todos comentados para melhor entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom trabalho !!!

Componentes necessários

1 Protobord
1 LCD (JHD 162A de 16 colunas e 2 linhas) ou outro modelo com back light
2 Potenciometros de 10 K ohms (Um para o contraste e o outro para a luz de fundo) *
Fios jumper
*Este modelo que utilizei não possui o back light, porém o projeto foi montado com se tivesse essa função.


Conectando os componentes

Primeiro, certifique-se de que seu Arduino esteja desligado, desconectando-o do cabo USB. Agora, pegue o LCD, os potênciometros e os fios e conecte-os como mostra a figura.








Não importa se você utiliza fios de cores diferentes ou furos diferentes na protoboard, desde que os componentes e os fios estejam conectados na mesma ordem da figura. Tenha cuidado ao inserir os componentes na protoboard. Caso sua protoboard seja nova, a superfície dos furos ainda estará rígida. A não inserção cuidadosa dos componentes pode resultar em danos.
Certifique-se de que todos os componentes estejam conectados corretamente. Quando você estiver seguro de que tudo foi conectado corretamente, ligue seu Arduino e conecte o cabo USB.


Para facilitar a montagem segue abaixo como inserir os jumpers no LCD/Arduino.

- Pino 1 do LCD ligado ao GND do Arduino;
- Pino 2 do LCD ligado ao 5V do Arduino;
- Pino 3 do LCD ligado ao pino central do primeiro potênciômetro (controle de contraste);
- Pino 4 do LCD ligado ao pino digital 9 do Arduino;
- Pino 5 do LCD ligado ao GND do Arduino;
- Pino 6 do LCD ligado ao pino digital 8 do Arduino;
- Pino 11 do LCD ligado ao pino digital 5 do Arduino;
- Pino 12 do LCD ligado ao pino digital 4 do Arduino;
- Pino 13 do LCD ligado ao pino digital 3 do Arduino;
- Pino 14 do LCD ligado ao pino digital 2 do Arduino;
- Pino 15 do LCD ligado ao pino central do segundo potênciômetro (controle do brilho);
- Pino 16 do LCD ligado ao GND do Arduino.

Os demais pinos não serão utilizados neste projeto.



Agora vamos ao código


// Projeto 8 -  Controle básico com LCD

 #include <LiquidCrystal.h>  // Define a utilização da biblioteca para controle de telas LCD’s

LiquidCrystal lcd(9, 8, 5, 4, 3, 2);  //  Cria um objeto LCD e atribui os pinos

void setup() {
 
  lcd.begin(16, 2);  // Define o display com 16 colunas e 2 linhas
}

void loop() {
  lcd.clear();                 // Limpa o display do LCD 
  lcd.print("Ola pessoal !!");         // Imprime a string no display do LCD
  delay(2000);      // Espera 2 segundos antes de imprimir a proxima string no LCD 
 
  lcd.clear();
  lcd.print("Este e um");  
  lcd.setCursor(0,1);       // Posiciona o cursor na coluna 0 linha 1 do LCD
  lcd.print("controle basico");
  delay(2000);
 
  lcd.clear();
  lcd.print("de LCD !!");
  delay(2000);
 
  lcd.clear();
  lcd.print("www.facacomarduino.blogspot.com");
  delay(1000);
 
  for (int i = 0; i < 16; i++) {  // Rolando o display para a esquerda 16 vezes
    lcd.scrollDisplayLeft();
    delay(600);
  }
 
     delay(3000);
}


Para certificar se o código está correto pressione o botão Verify/Compile. Se tudo estiver correto pressione o botão Upload para fazer o upload do código para seu Arduino. Pronto, agora você poderá ajustar o contraste e luz de fundo para melhor visualização.


Vídeo do projeto pronto







- Se você gostou do post, por favor comente! Nos dê um feedback, isto nos incentiva a continuar! :)
- Curta nossa fan page !
- Baixe o APP Faça Com Arduino e carregue para onde você for os projetos. É simples. É fácil !!





Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário