Projeto
8 - Controle básico com LCD
Olá pessoal, agora vamos deixar nossos projetos
visualmente mais interessantes. Iremos aprender como utilizar o LCD (Liquid
Crystal Display), nós utilizaremos o modelo JHD 162A, deixando nossos projetos
mais amigáveis. Para isso teremos que utilizar a biblioteca LiquidCrystal.h, que já inclui todas as
funções sem precisarmos declarar linha por linha. Bom trabalho !!!
Os códigos serão todos comentados para melhor
entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom
trabalho !!!
Componentes
necessários
1 Protobord
1 LCD (JHD 162A de 16 colunas e 2 linhas) ou outro modelo
com back light
2 Potenciometros de 10 K ohms (Um para o contraste e o
outro para a luz de fundo) *
Fios jumper
*Este modelo que utilizei não possui o back light, porém
o projeto foi montado com se tivesse essa função.
Conectando
os componentes
Primeiro,
certifique-se de que seu Arduino esteja desligado, desconectando-o do cabo USB.
Agora, pegue o LCD, os potênciometros e os fios e conecte-os como mostra a
figura.
Não
importa se você utiliza fios de cores diferentes ou furos diferentes na protoboard,
desde que os componentes e os fios estejam conectados na mesma ordem da figura.
Tenha cuidado ao inserir os componentes na protoboard. Caso sua protoboard seja
nova, a superfície dos furos ainda estará rígida. A não inserção cuidadosa dos
componentes pode resultar em danos.
Certifique-se
de que todos os componentes estejam conectados corretamente. Quando você
estiver seguro de que tudo foi conectado corretamente, ligue seu Arduino e
conecte o cabo USB.
Para facilitar a montagem segue abaixo como
inserir os jumpers no LCD/Arduino.
- Pino 1 do LCD ligado ao GND do
Arduino;
- Pino 2 do LCD ligado ao 5V do Arduino;
- Pino 3 do LCD ligado ao pino central do primeiro potênciômetro
(controle de contraste);
- Pino 4 do LCD ligado ao pino digital 9 do Arduino;
- Pino 5 do LCD ligado ao GND do Arduino;
- Pino 6 do LCD ligado ao pino digital 8 do Arduino;
- Pino 11 do LCD ligado ao pino digital 5 do Arduino;
- Pino 12 do LCD ligado ao pino digital 4 do Arduino;
- Pino 13 do LCD ligado ao pino digital 3 do Arduino;
- Pino 14 do LCD ligado ao pino digital 2 do Arduino;
- Pino 15 do LCD ligado ao pino central do segundo potênciômetro
(controle do brilho);
- Pino 16 do LCD ligado ao GND do Arduino.
Os
demais pinos não serão utilizados neste projeto.
Agora vamos ao código
// Projeto 8 - Controle básico com LCD
#include <LiquidCrystal.h> // Define a utilização da biblioteca para
controle de telas LCD’s
LiquidCrystal lcd(9, 8, 5, 4, 3,
2); //
Cria um objeto LCD e atribui os pinos
void setup() {
lcd.begin(16, 2); // Define o display com 16 colunas e 2 linhas
}
void loop() {
lcd.clear(); //
Limpa o display do LCD
lcd.print("Ola pessoal !!"); // Imprime a string no display do LCD
delay(2000); // Espera 2 segundos antes de imprimir a
proxima string no LCD
lcd.clear();
lcd.print("Este e um");
lcd.setCursor(0,1); //
Posiciona o cursor na coluna 0 linha 1 do LCD
lcd.print("controle basico");
delay(2000);
lcd.clear();
lcd.print("de LCD !!");
delay(2000);
lcd.clear();
lcd.print("www.facacomarduino.blogspot.com");
delay(1000);
for (int i = 0; i < 16; i++) {
// Rolando o display para a esquerda 16 vezes
lcd.scrollDisplayLeft();
delay(600);
}
delay(3000);
}
Para certificar se o código está
correto pressione o botão Verify/Compile. Se
tudo estiver correto pressione o botão Upload para fazer o upload do código
para seu Arduino. Pronto, agora você poderá ajustar o contraste e luz de fundo
para melhor visualização.
Vídeo
do projeto pronto
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