Projeto
24 – Escrevendo em um LCD Nokia 5110
Olá pessoal, hoje iremos aprender como utilizar um LCD Nokia
5110, simples mas que muda totalmente o projeto, deixando sua interface com
visualização das informações muito mais agradáveis do que um LCD comum.
Os códigos serão todos comentados para melhor
entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom
trabalho !!!
Componentes
necessários
1 Resistor de 220Ω
1 Módulo Nokia
5110
1 Protobord
Fios jumpers
Conectando
os componentes
Primeiro,
certifique-se de que seu Arduino esteja desligado, desconectando-o do cabo USB.
Agora, conecte o módulo Nokia 5110 e o resistor assim como mostra a figura abaixo.
Para
melhor entendimento segue a inserção dos jumpers:
Pinos
Arduino
Pinos LCD Nokia 5110
11 RST
12 CE
10
DC
9
Din
8
Clk
5V Vcc
GND
Gnd
Fazendo
o download e importando a biblioteca do LCD Nokia 5110:
1) Acesse o link https://onedrive.live.com/?cid=f877fded1de63faa#cid=F877FDED1DE63FAA&id=F877FDED1DE63FAA%21122
;
2) Faça
o download do arquivo LCD5110_Basic;
3) Descompacte
o arquivo;
4) Agora
entre no diretório (C:) e na pasta Arquivos de Programas, Arduino, libraries,
copie o arquivo descompactado nesta pasta;
5)
Pronto para utilizar;
Agora vamos ao código
// Projeto 24 – Escrevendo em um LCD
Nokia 5110
#include <LCD5110_Graph.h> // Biblioteca utilizada para controle do LCD
Nokia 5110.
LCD5110 myGLCD(8,9,10,11,12); // Cria um objeto LCD e atribui os pinos.
extern uint8_t SmallFont[]; // Função que define a fonte a ser exibida
como Small - pequena.
int y;
// Cria uma variável para manipular o deslizar na tela.
void setup()
{
myGLCD.InitLCD(); //
Inicializa o LCD.
myGLCD.setFont(SmallFont); //
Setando a fonte com tamanho e formato.
randomSeed(analogRead(0)); //
Joga dos para o LCD imprimindo-o.
}
void loop()
{
y = random(0, 40);
for (int i=80; i>=-(57*6);
i--)
{
myGLCD.print("Faca Com Arduino - Seus melhores projetos estão aqui
!! ", i, y); // Texto definido pelo
usario.
myGLCD.update(); // Atualiza o
LCD
delay(50); // A cada 5 segundos
volta a exibir o texto na tela.
}
}
Para certificar se o código está
correto pressione o botão Verify/Compile.
Se
tudo estiver correto pressione o botão Upload para fazer o upload do código
para seu Arduino.
Se
tudo estiver OK você verá escrito na tela do LCD o texto digitado no código.
Vídeo do projeto pronto:
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