Olá pessoal, este projeto será um pouco barulhento pois, vamos fazer um alarme com sonorizador piezo conectado a um pino de saída digital, podendo ser criado um som de sirene. Iremos gerar uma onda senoidal para gerar os pulsos e criando o som
Olá pessoal, já vimos basicamente como utilizar um LCD com o Arduino, agora vamos fazer um pequena aplicação utilizando o mesmo esquema do projeto anterior acrescentando um cooler. Este projeto tem pouca complexidade, desde que montado com calma para não se perderem nas inserções dos jumpers.
Olá pessoal, agora vamos deixar nossos projetos visualmente mais interessantes. Iremos aprender como utilizar o LCD (Liquid Crystal Display), não utilizaremos o modelo JHD 162A, deixando nossos projetos mais amigáveis.
Olá pessoal, nós que gostamos de mexer com eletrônica sempre ficamos na curiosidade de sabermos qual é o tipo de onda que está sendo gerada em um circuito qualquer, pois então vamos aprender como fazer um osciloscópio com o Arduino, o programa é muito útil e fácil de utilizar, com ele podemos tirar nossa curiosidade em relação as ondas em circuitos eletrônicos. Vamos saciar nossa curiosidade ?
Olá pessoal, hoje iremos aprender como ligar e desligar um
LED utilizando o Ethernet shield Wiznet
W5100, este Shield você pode encontrar facilmente pela internet em lojas
especializadas, começando pelo básico você pode acionar motores, reles para
acionar diversos equipamentos dentro ou fora de sua casa como monitoramento de
alarme, portão eletrônico, enfim muito pode ser feito com este pequeno Shield,
mas primeiro vamos ascender um LED. Então vamos lá galera!
Os códigos serão todos comentados para melhor
entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom
trabalho !!!
Componentes
necessários
1 Arduino Uno R3
1 Ethernet shield
Wiznet W5100
1 LED (qualquer cor)
1 Resistor de 300Ω
Conectando
os componentes
Primeiro,
certifique-se de que seu Arduino esteja desligado, desconectando-o do cabo USB.
Agora, conecte o shield ethernet como mostra a figura abaixo:
Agora pegue o LED, o resistor e os jumpers e monte o circuito abaixo:
Conectando
o cabo de rede
Com o shield devidamente encaixado no
Arduino, agora devemos ligá-lo ao cabo de rede e a energia com o cabo USB. Na
parte superior temos os leds de indicação que mostram o funcionamento do módulo
e o status de conexão da rede como a figura abaixo:
Agora vamos ao código
// Projeto 22 – Ascendo LED com o
Shield Ethernet
#include <SPI.h>
#include <Ethernet.h> // Biblioteca utilizada para comunicação com
o Arduino
// A linha abaixo permite definir o
endereço físico (MAC ADDRESS) da placa de rede.
Obs.:
Para visualizar as definições de sua rede segue os passos abaixo:
1) Entre no campo
executar de seu Windows;
2) Digite CMD, irá abrir
a tela do DOS;
3) Digite ipconfig, e
aperte ENTER;
4) Pronto os dados reais
de sua rede serão mostrados;
5) Se o seu IP for
192.168.2.189, você deverá mudar o ultimo digito por 4 por exemplo e preencher
no código acima para não haver conflito com seu MAC / IP reais.
Para certificar se o código está
correto pressione o botão Verify/Compile.
Se
tudo estiver correto pressione o botão Upload para fazer o upload do código
para seu Arduino.
Ascendendo
o LED
Com
o programa já copilado vamos verificar se agora está funcionando corretamente,
siga os passos abaixo:
1) Entre em seu
navegador (Eu usei o Chrome e Firefox: funcionou perfeitamente);
2) Digite na barra de
endereço o IP com o ultimo digito diferente do seu, por exemplo 192.168.2.184 e
ENTER;
3) Pronto você irá ver
um página HTML contendo um pequena descrição e dois links “Ascender led” e
“Apagar led”, clique neles e verá o LED ascender ou apagar;
OBS.: Você também pode digitar o endereço IP em seu tablet ou smarthone, ligando ou desligando o LED.
Segue o vídeo para demonstração:
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Projeto
21 – Configurando o shield ethernet com o Arduino
Olá pessoal, hoje iremos aprender como utilizar a placa
ethernet junto com o Arduino, a partir daí podemos fazer várias coisas tais
como: controlar luzes em um ambiente de nossa casa, ligar ou desligar aparelhos
eletrônicos entre outras coisas, ou seja podemos fazer um ambiente automatizado.
Mas vamos partir do básico primeiro. O shield utilizado é o Ethernet shield Wiznet W5100, onde se pode
encontrar facilmente pela internet em lojas especializadas. Então vamos
lá galera!
Os códigos serão todos comentados para melhor
entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom
trabalho !!!
Componentes
necessários
1 Arduino Uno R3
1 Ethernet shield Wiznet W5100
Conectando
os componentes
Primeiro,
certifique-se de que seu Arduino esteja desligado, desconectando-o do cabo USB.
Agora, conecte o shield ethernet como mostra a figura abaixo.
Conectando
o cabo de rede
Com o shield devidamente encaixado no
Arduino, agora devemos ligá-lo ao cabo de rede e a energia com o cabo USB. Na
parte superior temos os leds de indicação que mostram o funcionamento do módulo
e o status de conexão da rede como a figura abaixo:
Agora vamos ao código
// Projeto 21 – Configurando o shield
ethernet com o Arduino
#include <SPI.h> // Protocolo utilizado para fazer a comunicação com o Arduino e Shield Ethernet
#include <Ethernet.h> // Biblioteca utilizada para funções internas
do shield
// A linha abaixo permite definir o
endereço físico (MAC ADDRESS) da placa de rede.
//Os valores abaixo definem o endereço
IP, gateway e máscara.
IPAddress ip(192,168,2,104); // Define
o endereço IP.
IPAddress gateway(192,168,2,254);
// Define o gateway.
IPAddress subnet(255, 255, 255,
0); // Define a máscara de rede.
void setup()
{
Ethernet.begin(mac, ip); // Inicializa a placa com os dados fornecidos
}
void loop() { // Nada a declarar na função de loop.
}
Obs.:
Para visualizar as definições de sua rede para preencher os dados de ip,
gateway e subnet, siga os passos abaixo:
1) Entre no campo
executar de seu Windows; 2) Digite CMD, irá abrir
a tela do DOS; 3) Digite ipconfig, e
aperte ENTER;
4) Pronto os dados reais
de suas definições de rede serão mostrados;
5) Preencha o código acima
com os dados, e pronto.
Para certificar se o código está
correto pressione o botão Verify/Compile.
Se
tudo estiver correto pressione o botão Upload para fazer o upload do código
para seu Arduino.
Testando
a placa
Com
o programa já copilado vamos verificar de agora esta funcionando corretamente,
siga os passos abaixo. 1) Entre no campo
executar de seu Windows;
2) Digite CMD, irá abrir
a tela do DOS;
3) Digite ping 192.168.2.104 (este IP você deve trocar pelo seu), e aperte ENTER;
4) Após feito isto você verá uma tela parecida como a figura
abaixo:
Se você fizer corretamente todos os passos acima, então sua placa estará configurada
corretamente! Aguardem, pois iremos acionar leds utilizando a internet como um “controle
remoto”.
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Projeto 20 – Arduino como um gerador
de frequência (Onda quadrada)
Olá pessoal, neste projeto vou ensinar como
fazer do Arduino um gerador de frequências em ondas quadras variando de 0Hz a 980Hz
mostrando no Serial Monitor a passagem das frequências geradas a cada 2
segundos. Os pinos 5 e 6 tem uma frequência de aproximadamente 980Hz enquanto os demais pinos possuem apenas
490Hz. Utilizei o a função tone para gerar as frequências no pino 6 do Arduino.
Com este projeto você pode controlar leds, motores, sonorizador piezo ou até mesmo inserir este
sinal em filtros. O código é bem simples e de fácil compreensão.
Os códigos serão todos comentados
para melhor entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada
linha. Bom trabalho !!!
Para você visualizar o monitor serial selecione a opção
Tools, Serial Monitor (ou Ctrl+Shift+M) e pronto.
Componentes
necessários
1 Sonozidor piezo
Fios jumpers
Conectando
os componentes
Primeiro,
certifique-se de que seu Arduino esteja desligado, desconectando-o do cabo USB.
Agora, pegue o sonorizador e conecte – ocomo mostra a figura.
Observação importante: Verificar a polaridade do sonozidaror.
Imagem para testar as variações das frequências
Não
importa se você utiliza fios de cores diferentes ou furos diferentes na protoboard,
desde que os componentes e os fios estejam conectados na mesma ordem da figura.
Tenha cuidado ao inserir os componentes na protoboard. Caso sua protoboard seja
nova, a superfície dos furos ainda estará rígida. A não inserção cuidadosa dos
componentes pode resultar em danos.
Certifique-se
de que todos os componentes estejam conectados corretamente. Quando você
estiver seguro de que tudo foi conectado corretamente, ligue seu Arduino e
conecte o cabo USB.
Agora vamos ao código
// Projeto 20 – Arduino como um gerador de frequência (Onda quadrada)
void
setup() { Serial.begin(9600); // Inicia o Serial Monitor }
void
loop() { Serial.println("A frequencia eh de: 0
Hz"); // Imprimi na tela a frequência
gerada { tone(6, 0);
// Defini o pino em OUTPUT, e a frequencia gerada no pino delay(2000); // Gera a frequência por 2 segundos } Serial.println("A frequencia eh de: 100
Hz"); { tone(6, 100); delay(2000); } Serial.println("A frequencia eh de: 200
Hz"); { tone(6, 200); delay(2000); } Serial.println("A frequencia eh de: 300
Hz"); { tone(6,300); delay(2000); } Serial.println("A frequencia eh de: 400
Hz"); { tone(6,400); delay(2000); } Serial.println("A frequencia eh de: 500
Hz"); { tone(6,500); delay(2000); } Serial.println("A frequencia eh de: 600
Hz"); { tone(6,600); delay(2000); } Serial.println("A frequencia eh de: 700
Hz"); { tone(6,700); delay(2000); } Serial.println("A frequencia eh de: 800
Hz"); { tone(6,800); delay(2000); } Serial.println("A frequencia eh de: 900
Hz"); { tone(6,900); delay(2000); } Serial.println("A frequencia eh de: 980 Hz"); { tone(6,980); delay(2000); }
}
Para certificar se o código está
correto pressione o botão Verify/Compile.Se tudo estiver correto
pressione o botão Upload para fazer o upload do código para seu Arduino.
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Olá
pessoal, nós que gostamos de mexer com eletrônica sempre ficamos na curiosidade
de sabermos qual é o tipo de onda que está sendo gerada em um circuito qualquer,
pois então vamos aprender como fazer um osciloscópio com o Arduino, o programa é
muito útil e fácil de utilizar, com ele podemos tirar nossa curiosidade em
relação as ondas em circuitos eletrônicos. Vamos saciar nossa curiosidade ?
Os códigos serão todos comentados para melhor
entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom
trabalho !!!
1)Faça o download do
arquivo Arquivos Osciloscópio.
2) Após feito o
download, descompacte o arquivo.
3) Coloque o potenciômetro na protobord e conecte um fio jumper no pino analógico A0 do Arduino e no pino central do potenciômetro (como mostra a figura abaixo). 4) Com o Arduino conectado ao computador abra o arquivo XOscillo, abrirá a IDE com o código, logo após isto você deverá grava-lo em seu Arduino.
5) Depois de gravar o código, abra o programa executável XOscillo.
6) Com o programa aberto clique na abra File, New Analog Arduino e pronto. 7) Gire o potenciômetro
e você irá ver a oscilação no respectivo programa.
Segue o
esquemático abaixo para melhor entendimento:
Imagem do programa XOscillo
OBS.: A imagem acima mostra alguns recursos disponíveis que o programa oferece, explore-o e terá mais conhecimento cada vez mais.
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Projeto
18 – Sensor de umidade e temperatura DHT11
Olá
pessoal, sabemos que a umidade relativa do ar influencia na nossa sensação de
conforto, sendo uma umidade de 45% uma umidade ideal. A umidade baixa pode
provocar alguns efeito no ser humano, tais como: ressecamento da pele, aumento
na eletricidade estática, entre outras. Por isso vamos aprender como utilizar o
sensor DHT11. Este sensor é um pequeno módulo comprado em sites da China ou no
Brasil. Você pode utilizar este projeto para monitora a temperatura e a umidade
em algum lugar de sua residência, então vamos lá.
Os códigos serão todos comentados para melhor
entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom
trabalho !!!
Componentes
necessários
1 Protobord
1 Display LCD 16X2
1 Módulo DHT11
1 Potenciômetros de 10K (Para controle de contraste) *
Passo
2:
Entre na pasta onde você executa a IDE do Arduino, dentro desta pasta terá outras
pasta como drives, examples, libraries, etc.
Passo
3: Pegue
o arquivo baixado e descompacte-o dentro da pasta libraries e pronto, agora
você pode compilar o código sem nenhum erro.
Conectando
os componentes
Primeiro,
certifique-se de que seu Arduino esteja desligado, desconectando-o do cabo USB.
Agora, pegue o módulo DHT11, o potenciômetro, o LCD e os fios e conecte-os como
mostra a figura.
Não
importa se você utiliza fios de cores diferentes ou furos diferentes na protoboard,
desde que os componentes e os fios estejam conectados na mesma ordem da figura.
Tenha cuidado ao inserir os componentes na protoboard. Caso sua protoboard seja
nova, a superfície dos furos ainda estará rígida. A não inserção cuidadosa dos
componentes pode resultar em danos.
Certifique-se
de que todos os componentes estejam conectados corretamente. Quando você
estiver seguro de que tudo foi conectado corretamente, ligue seu Arduino e
conecte o cabo USB.
Agora vamos ao código
// Projeto 18 - Sensor de temperatura com LCD
#include <LiquidCrystal.h> // Biblioteca utilizada para controle do LCD
#include <dht11.h> // Biblioteca utilizada para controle de
sensor DHT11
dht11 DHT; // Cria um objeto que o sensor DHT11
const int dhtpin = A0; // Pino
analógico em que o sensor DHT11 está conectado
LiquidCrystal lcd(9, 8, 5, 4, 3,
2); // Cria um objeto LCD e atribui os
pinos
void setup() {
lcd.begin(16, 2); // Define o
display com 16 colunas e 2 linhas
}
void loop() {
DHT.read(dhtpin); //Lê as
informações do sensor
// Exibindo valor da leitura do sensor de temperatura no display LCD
lcd.clear(); // Limpa o display
do LCD
lcd.print("Temperatura:");
// Imprime a string no display do LCD
lcd.print(DHT.temperature);
lcd.write(B11011111); // Símbolo de graus Celsius
lcd.print("C");
lcd.setCursor(0,1); // Coloca o
cursor na linha 0 e coluna 1
lcd.print("Umidade:");
lcd.print(DHT.humidity);
lcd.print("%");
delay(2000); // Aguarda 2 segundos
}
Para certificar se o código está
correto pressione o botão Verify/Compile.
Se
tudo estiver correto pressione o botão Upload para fazer o upload do código
para seu Arduino. Pronto, você agora pode ajustar o contraste girando o potenciômetro,
e verificar a umidade e a temperatura do ambiente.
Vídeo
do projeto pronto
- Deixe seu comentário
e/ou sugestões! Isto é muito importante para que eu tenha um feedback e melhore
a cada novo post.
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Olá
pessoal, agora vamos ver como gravar e visualizar um arquivo .doc no cartão SD,
gravando com o Arduino e visualizando o arquivo no notebook, desktop, tablet,
ou ate mesmo no seu smartphone. Neste projeto foi utilizado um adaptador de microSD
da Samsung, não tive problemas com este cartão, portanto se houver problemas
com o que você utilizar deixe um comentário.
Obs. importante: Antes de compilar, coloque o cartão SD.
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trabalho !!!
Componentes
necessários
1 Protobord
1 Modulo SD
Fios jumpers
Conectando
os componentes
Primeiro,
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Agora, pegue o módulo e os fios e conecte-os como mostra a figura.
Para
melhor entendimento conecte os jumpers assim
MOSI - pino 11 do Arduino
MISO
- pino 12 do Arduino
CLK
ou SCK - pino 13 do Arduino
CS
-
pino 6 do Arduino
Obs.:
Neste modulo tem que conectar também o 2 GND, 1 Vcc de 3V e 1 Vcc 5V todos no
Arduino.
Não
importa se você utiliza fios de cores diferentes ou furos diferentes na protoboard,
desde que os componentes e os fios estejam conectados na mesma ordem da figura.
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Agora vamos ao código
/*
Projeto 17 - Gravando um arquivo .doc
no SD Card
Este exemplo mostra como ler e escrever dados
em um cartão SD
Conexão dos pinos do SD Card no Arduino
MOSI -
pino 11
MISO -
pino 12
CLK ou SCK - pino 13
CS - pino 6
*/
#include <SD.h> // Biblioteca para manipular os dados no
Cartão
File meuArquivo; // Criação de uma variável para guardar os
dados inseridos
void setup()
{
// Abre a comunicação serial liberando a porta
Serial.begin(9600);
while (!Serial) {
; // Aguarda a porta serial conectar.
}
Serial.print("Inicializando SD card..."); // Inicializa o cartão SD
if (!SD.begin(6)) { // Esta
condição analisa se o cartão está inserido corretamente no shield
Serial.println("A inicializacao falhou! ");
return;
}
Serial.println("Inicializacao concluida! "); // Imprime no Serial Monitor que foi bem
sucedida a inserção do SD card
// Se o arquivo não abriu, um menssagem de erro será mostrada
Serial.println("Erro ao abrir arquivo test.doc");
}
// Abre novamente o arquivo para lê-lo
meuArquivo = SD.open("test.doc");
if (meuArquivo) {
Serial.println("test.doc:");
// Le o arquivo até que não há mais nada nele
while (meuArquivo.available()) {
Serial.write(meuArquivo.read());
}
// Fecha o arquivo
meuArquivo.close();
} else {
// Se o arquivo não
abriu, será mostrado uma menssagem de erro
Serial.println("Erro ao abrir arquivo test.doc");
}
}
void loop()
{
//
Nada acontece aqui
}
Para certificar se o código está
correto pressione o botão Verify/Compile.
Se
tudo estiver correto pressione o botão Upload para fazer o upload do código
para seu Arduino. Pronto, abra o Serial Monitor e logo você verá os passos para
gravação do arquivo, assim que gravar retire o cartão e insira-o no computador
lá terá um arquivo chamado TEST, clique nele e ele será aberto.
Captura
do Serial Monitor
Captura
dentro da raiz do SD Card
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