Projeto 1 - Pisca LED

Olá pessoal, agora vamos iniciar na prática como montar os componentes e executar os programas para vermos como o placa Arduino funciona realmente.

Projeto 3 - Alarme com sonorizador piezo

Olá pessoal, este projeto será um pouco barulhento pois, vamos fazer um alarme com sonorizador piezo conectado a um pino de saída digital, podendo ser criado um som de sirene. Iremos gerar uma onda senoidal para gerar os pulsos e criando o som

Projeto 10 - Controle de temperatura com LCD e Cooler

Olá pessoal, já vimos basicamente como utilizar um LCD com o Arduino, agora vamos fazer um pequena aplicação utilizando o mesmo esquema do projeto anterior acrescentando um cooler. Este projeto tem pouca complexidade, desde que montado com calma para não se perderem nas inserções dos jumpers.

Projeto 8 - Controle básico com LCD

Olá pessoal, agora vamos deixar nossos projetos visualmente mais interessantes. Iremos aprender como utilizar o LCD (Liquid Crystal Display), não utilizaremos o modelo JHD 162A, deixando nossos projetos mais amigáveis.

Projeto 19 – Arduino como um osciloscópio

Olá pessoal, nós que gostamos de mexer com eletrônica sempre ficamos na curiosidade de sabermos qual é o tipo de onda que está sendo gerada em um circuito qualquer, pois então vamos aprender como fazer um osciloscópio com o Arduino, o programa é muito útil e fácil de utilizar, com ele podemos tirar nossa curiosidade em relação as ondas em circuitos eletrônicos. Vamos saciar nossa curiosidade ?

13 de out. de 2014

Projeto 35 – Clonando controle remoto de TV

Projeto 35 – Clonando controle remoto de TV

Olá pessoal, neste tutorial vamos apreender como enviar comandos em hexadecimais para controlar sua TV como volume, trocar de canal e ligar/desligar. O projeto em si é de fácil compreensão, desde que seguindo como foi explicado no passo a passo. Então mãos aos componentes.Os códigos serão todos comentados para melhor entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom trabalho !!!


Componentes necessários

1 LED infravermelho emissor TIL32 (ou similar)
5 Pushes buttons
6 Resistores de 330Ω
1 Protobord
Fios jumpers

Fazendo o download e importando a biblioteca do LCD Nokia 5110:
2) Faça o download do arquivo IRremote_Master;
3) Descompacte o arquivo;
4) Agora entre no diretório (C:) e na pasta Arquivos de Programas, Arduino, libraries, copie o arquivo descompactado nesta pasta;
5) Pronto para utilizar;

Agora vamos ao código

                                                          
// Projeto 35 – Clonando controle remoto de TV

#include <IRremote.h> // Biblioteca para controlar o led infravermelho  
  IRsend irsend; // Variável para poder enviar o código a TV 
 
  // Variáveis constantes para o controle remoto  
  const int mais_volume = 4;   // Pino onde estará o botão para aumentar o volume 
  const int menos_volume = 5;  // Pino responsavél por diminuir o volume
  const int mais_canal = 6;    // Pino onde estará o botão para mudar o canal em ordem crescente
  const int menos_canal = 7;   // Pino responsavél por mudar o canal em ordem decrescente
  const int liga_desliga = 8;  // Pino onde estará o botão que iremos ligar/desligar a TV 
  const int ledIR = 3;         // Pino onde iremos conectar o LED emissor de infravermelho
 
  // Inicia o botão com o valor do estado em 0   
  int buttonState = 0;     
 
  void setup() {      
  pinMode(ledIR ,OUTPUT); // Definimos o LED de infra como de saída 
 
  Serial.begin(9600);   // Iniciamos o Serial Monitor
 
  // Configurando as entradas dos botões como de entrada
  pinMode(mais_volume, INPUT);   
  pinMode(menos_volume, INPUT);   
  pinMode(mais_canal, INPUT);   
  pinMode(menos_canal, INPUT); 
  pinMode(liga_desliga, INPUT);
  }  
 
  void loop(){  
  // Se o botão mais_volume for pressionado ele ira enviar o código para aumentar o volume na TV 
  if (digitalRead(mais_volume) == HIGH) {       
   irsend.sendNEC(0xE0E0E01F, 32); // Código que será enviado a TV para aumentar o volume  (Como a sintaxe manda devemos iniciar com 0x + número em hexadecimal, 32) 
  }     
 
  // Se o botão menos_volume for pressionado ele irá enviar o código para diminuir o volume na TV
  if (digitalRead(menos_volume) == HIGH) {      
   irsend.sendNEC(0xE0E0D02F, 32); // Código que será enviado a TV para diminuir o volume   
  }    
 
  // Se o botão mais_canal for pressionado ele irá enviar o código para aumentar o canal na TV 
  if (digitalRead(mais_canal) == HIGH) {      
   irsend.sendNEC(0xE0E048B7, 32);    
  }     
 
  // Se o botão menos_canal for pressionado ele irá enviar o código para diminuir o canal na TV
  if (digitalRead(menos_canal) == HIGH) {      
   irsend.sendNEC(0xE0E008F7, 32);    
  }    
 
  // Se o botão liga_desliga for pressionado ele irá enviar o código para ligar/desligar a TV
  if (digitalRead(liga_desliga) == HIGH) {
    irsend.sendNEC(0xE0E040BF, 32);
   }  
 }

Para certificar se o código está correto pressione o botão Verify/Compile.
Se tudo estiver correto pressione o botão Upload para fazer o upload do código para seu Arduino.


Abra seu Serial Monitor pressionado as teclas Ctrl + Shift + M simultaneamente.

Pressione qualquer botão de seu controle remoto e se tudo estiver OK você verá impresso na tela do Serial Monitor os dados de seu controle remoto.


Esquema do projeto






Vídeo do projeto pronto:






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28 de set. de 2014

Projeto 34 – Verificando código de comando de um controle remoto

Projeto 34 – Verificando código de comando de um controle remoto

Olá pessoal, vamos descobrir como utilizar uma tecnologia um pouco antiga, porém ainda muito utilizado: o infravermelho. Ao apertar um botão de um controle remoto de uma TV, o CI envia um comando binário ou hexadecimal pelo emissor e o receptor capta estes dados e realiza a função programada pelo respectivo comando. Nós sabemos o valor hexadecimal/binário de cada botão? Não, até agora!

Os códigos serão todos comentados para melhor entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom trabalho !!!

Componentes necessários

1 Infravermelho receptor TL1838 (ou similar)
1 Protobord
Fios jumpers

Fazendo o download e importando a biblioteca do LCD Nokia 5110:
2) Faça o download do arquivo IRremote_Master;
3) Descompacte o arquivo;
4) Agora entre no diretório (C:) e na pasta Arquivos de Programas, Arduino, libraries, copie o arquivo descompactado nesta pasta;
5) Pronto para utilizar;


Agora vamos ao código

                                                          
// Projeto 34 – Verificando código de comando de um controle remoto

#include <IRremote.h>  // Biblioteca para conunicação com o Arduino.

int RECV_PIN = 6; // Pino utilizado para fazer a leitura dos valores dos botões do controle remoto.

IRrecv irrecv(RECV_PIN);

decode_results results;  // Decodifica os dados do controle remoto.

void setup()
{
  Serial.begin(9600);  // Inicia o Serial Monitor.
  irrecv.enableIRIn(); // Inicia o infrared receptor.
}

void loop() {
  if (irrecv.decode(&results)) {
    Serial.println(results.value, HEX);  // Imprime na tela do Serial Monitor o valor dos botões do controle remoto em hexatecimal.
    irrecv.resume(); // Aguarda para receber o novo valor quando for pressionado um outro botão.
  }
  delay(100);  // Dá um tempo de 100 ms entre um valor e outro.
}


Para certificar se o código está correto pressione o botão Verify/Compile.
Se tudo estiver correto pressione o botão Upload para fazer o upload do código para seu Arduino.


Abra seu Serial Monitor pressionado as teclas Ctrl + Shift + M simultaneamente.

Pressione qualquer botão de seu controle remoto e se tudo estiver OK você verá impresso na tela do Serial Monitor os dados de seu controle remoto.


Esquema do projeto







Vídeo do projeto pronto:







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6 de set. de 2014

Projeto 33 – Utilizando sensores do Smartphone via Bluetooth com ArduinoCommander

Projeto 33 – Utilizando sensores do Smartphone via Bluetooth com ArduinoCommander

Olá pessoal! Hoje irei mostrar como utilizar o sensor acelerômetro do seu próprio Smartphone para controlar um LED. Além deste, o app ArduinoCommander possui outros mais, como sensor de proximidade, sensor de campo magnético, sensor de orientação. Para utiliza-los basta que seu aparelho possua os respectivos sensores.
Os códigos serão todos comentados para melhor entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom trabalho !!!


Vídeo do projeto pronto




Componentes necessários

1 Shield JY-MCU (Módulo Bluetooth)
1 LED (qualquer cor)
1 Resistor de 330Ω
Fios jumper


Esquema para montagem





O código para comunicação com o ArduinoCommander


Sigas os passos:

1) Abra o IDE do Arduino.
2) Clique em File >> Examples >> Firmata e StandardFirmata.
3) Irá abrir o código StandardFirmata.
4) Dê um Ctrl+F e busque por 57600.
5) Troque o valor por 9600.
6) Pronto agora faça o upload para o Arduino*.

*OBS.: Antes de passar o código para o Arduino retire os jumpers dos pinos RX e TX. Se não for feito isso não irá carregar o código para o Arduino, dando erro.



Conectando-se ao ArduinoCommander


2)  Após ter instalado, abra-o. Ficará assim a tela:




3) Clique em “Discover devices” para encontrar seu Shield Bluetooth. Se o seu aparelho estiver com o bluetooth desligado, ele irá habilitar o mesmo. Como mostra na imagem abaixo:




 4) Agora pesquise novamente os dispositivos em “Discover devices” e irá aparecer os dispositivos bluetooth ao alcance, como mostra a imagem abaixo:





 5) O meu shield esta com o nome ELTONSHIELD, visualize o seu e clique clique nele para seleciona-lo.

6) Após isto irá se conectar a sua placa Arduino como mostra a imagem abaixo:




 7)  Se algo der errado ira aparecer algo assim:





Utilizando o sensor acelerômetro


1)  Clique no pino digital PWM “9”, em seguida selecione a opção “Analog output”, “Use device sensor” e “Configure”, como mostra a imagem abaixo:




2)  Irá abrir uma outra tela para selecionarmos o sensor e fazer as configurações necessárias:




Obs.: Infelizmente por se tratar de versão free, mesmo mudando o tempo para que se utilize este recurso, somente poderá ser utilizado por um período máximo de 10 segundos. Para se familiarizar com o app, configure como mostrado a cima. Podendo modificar o eixo posteriormente. Para setar os valores na posição Z você deverá deixar o aparelho na horizontal em pé e clique em “Current -> 0” e depois deixo-o na horizontal deitado e clique em “Current -> 1”. Clique em “OK”.


 3) Na tela posterior confirme clicando em “OK”:





4) Clique em “OK” novamente e movimente seu aparelho para baixo e para cima (na horizontal), e verá o LED acender e apagar conforme o movimento exercido. Na tela do seu aparelho você verá mudar a tensão no pino conforme o movimento:






  
5) Para desconectar do bluetooth clique da tecla de menu do Smartphone e selecione “Disconnect”, aguarde alguns segundos e pronto.





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17 de ago. de 2014

Projeto 32 – Utilizando o Osciloscópio via Bluetooth com ArduinoCommander

Projeto 32 – Utilizando o Osciloscópio via Bluetooth com ArduinoCommander

     Olá pessoal! Continuando com este excelente app, hoje vou mostrar como utilizar o osciloscópio com o ArduinoCommander. Iremos utilizar um potenciômetro para verificarmos como o osciloscópio se comporta, experimento simples porém podemos utiliza-lo para várias aplicações. Este osciloscópio nos permite observar a onda por apenas 5 segundos, porém na versão paga não há limite, sendo bem flexível é permitido até mudar a cor da(s) onda(s) gerada(s) bem como sua espessura, podemos pausar o osciloscópio e analisarmos o que for necessário.
    Os códigos serão todos comentados para melhor entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom trabalho !!!


Vídeo do projeto pronto





Componentes necessários

1 Shield JY-MCU (Módulo Bluetooth)
1 Potenciômetro de 10 KΩ (ou qualquer outro valor)
Fios jumper


Esquema para montagem






O código para comunicação com o ArduinoCommander


Sigas os passos:

1) Abra o IDE do Arduino.
2) Clique em File >> Examples >> Firmata e StandardFirmata.
3) Irá abrir o código StandardFirmata.
4) Dê um Ctrl+F e busque por 57600.
5) Troque o valor por 9600.
6) Pronto agora faça o upload para o Arduino*.

*OBS.: Antes de passar o código para o Arduino retire os jumpers dos pinos RX e TX. Se não for feito isso não irá carregar o código para o Arduino, dando erro.



Conectando-se ao ArduinoCommander


2) Após ter instalado, abra-o. Ficará assim a tela:






3) Clique em “Discover devices” para encontrar seu Shield Bluetooth. Se o seu aparelho estiver com o bluetooth desligado, ele irá habilitar o mesmo. Como mostra na imagem abaixo:






4) Agora pesquise novamente os dispositivos em “Discover devices” e irá aparecer os dispositivos bluetooth ao alcance, como mostra a imagem abaixo:






5)  O meu shield esta com o nome ELTONSHIELD, visualize o seu e clique clique nele para seleciona-lo.

6)  Após isto irá se conectar a sua placa Arduino como mostra a imagem abaixo:






7) Se algo der errado ira aparecer algo assim:








Agora vamos utilizar o Osciloscópio


1) Clique no pino analógico “1”, em seguida selecione a opção “Analog input”, “Simple” e “OK”, como mostra as imagens abaixo:










2) Gire o potenciômetro e percebera que o valor da tensão no pino também irá mudar:







3)  Para visualizarmos o osciloscópio clique no botão de menu do seu Smartphone e irá aparecer a seguinte tela:





4) Clique em “Osciloscope *”, irá aparecer o osciloscópio:







Obs.: Não se faz necessário deixar a opção “Bézier curve”. Se estiver utilizando mais de um pino para gerar as ondas no osciloscópio, basta deslizar o dedo no meio da tela esquerda e seleciona-lo ou não, para ser gerado.



5) Clique em “Start” e movimente o potenciômetro e verá as ondas geradas:




Obs.: Para mudar a cor da onda clique em “Color” e mude-a. Caso queira mudar a espessura da onda clique em “- ou +”.









  
 6)  Para desconectar do bluetooth clique da tecla de menu do Smartphone e selecione “Disconnect”, aguarde alguns segundos e pronto.





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