23 de fev. de 2014

Projeto 24 – Escrevendo em um LCD Nokia 5110

Projeto 24 – Escrevendo em um LCD Nokia 5110

Olá pessoal, hoje iremos aprender como utilizar um LCD Nokia 5110, simples mas que muda totalmente o projeto, deixando sua interface com visualização das informações muito mais agradáveis do que um LCD comum.

Os códigos serão todos comentados para melhor entendimento, podendo ser retirados após a compreensão de cada linha. Bom trabalho !!!


Componentes necessários

1 Resistor de 220Ω
1 Módulo Nokia 5110
1 Protobord
Fios jumpers


Conectando os componentes

Primeiro, certifique-se de que seu Arduino esteja desligado, desconectando-o do cabo USB. Agora, conecte o módulo Nokia 5110 e o resistor assim como mostra a figura abaixo.







Para melhor entendimento segue a inserção dos jumpers:
Pinos Arduino                                        Pinos LCD Nokia 5110
11                                                             RST
12                                                             CE
10                                                             DC
9                                                               Din
8                                                               Clk
5V                                                            Vcc
GND                                                         Gnd


Fazendo o download e importando a biblioteca do LCD Nokia 5110:

2) Faça o download do arquivo LCD5110_Basic;
3) Descompacte o arquivo;
4) Agora entre no diretório (C:) e na pasta Arquivos de Programas, Arduino, libraries, copie o arquivo descompactado nesta pasta;
5) Pronto para utilizar;



Agora vamos ao código

                                                          
// Projeto 24 – Escrevendo em um LCD Nokia 5110

#include <LCD5110_Graph.h>  // Biblioteca utilizada para controle do LCD Nokia 5110.

LCD5110 myGLCD(8,9,10,11,12);  // Cria um objeto LCD e atribui os pinos.

extern uint8_t SmallFont[];  // Função que define a fonte a ser exibida como Small - pequena.

int y;  // Cria uma variável para manipular o deslizar na tela.

void setup()
{
  myGLCD.InitLCD();  // Inicializa  o LCD.
  myGLCD.setFont(SmallFont);  // Setando a fonte com tamanho e formato.
  randomSeed(analogRead(0));  // Joga dos para o LCD imprimindo-o.
}

void loop()
{
  y = random(0, 40); 
  for (int i=80; i>=-(57*6); i--)
  {
    myGLCD.print("Faca Com Arduino - Seus melhores projetos estão aqui !! ", i, y);  // Texto definido pelo usario.
    myGLCD.update();  // Atualiza o LCD
    delay(50);  // A cada 5 segundos volta a exibir o texto na tela.
  }
}


Para certificar se o código está correto pressione o botão Verify/Compile.
Se tudo estiver correto pressione o botão Upload para fazer o upload do código para seu Arduino.


Se tudo estiver OK você verá escrito na tela do LCD o texto digitado no código.



Vídeo do projeto pronto:










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